COMO PLANEJAR UMA COLEÇÃO
Desfile Alexandre Herchcovitch
Planejar uma coleção não é tão simples quanto parece. Precisa de muita pesquisa, criatividade e claro, dinheiro. Abaixo alguns passos básicos para fazer uma Coleção:
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO:
A reunião de planejamento é o primeiro passo. Nela decide-se tudo, e há vários profissionais envolvidos, tais como:
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO:
A reunião de planejamento é o primeiro passo. Nela decide-se tudo, e há vários profissionais envolvidos, tais como:
- diretor financeiro;
- diretor comercial;
- diretor administrativo;
- gerente de compras;
- gerente de vendas;
- profissional de criação;
- profissional de desenvolvimento;
- profissional de produção;
O diretor financeiro é quem fornece o investimento, e pede um retorno de lucro em troca.
O diretor comercial decide sobre marketing e pesquisa, por exemplo: decidir o público-alvo e encontrá-lo.
O diretor administrativo cuida da administração de todo o projeto.
O gerente de compras pesquisa os produtos mais baratos e com melhor qualidade.
O gerente de vendas é responsável pela venda dos produtos.
O profissional da criação é o que desenha os modelos.
O profissional do desenvolvimento é o que escolhe o material que vai ser utilizado.
E o profissional de produção é o que confecciona as peças.
O diretor comercial decide sobre marketing e pesquisa, por exemplo: decidir o público-alvo e encontrá-lo.
O diretor administrativo cuida da administração de todo o projeto.
O gerente de compras pesquisa os produtos mais baratos e com melhor qualidade.
O gerente de vendas é responsável pela venda dos produtos.
O profissional da criação é o que desenha os modelos.
O profissional do desenvolvimento é o que escolhe o material que vai ser utilizado.
E o profissional de produção é o que confecciona as peças.
PESQUISA DE TENDÊNCIAS:
Para o profissional de moda, é sempre importante pesquisar quais são as tendências de cada estação. Apesar de alguns não seguirem muito essa regra, as coleções são feitas sempre com base nas tendências.
DEFINIÇÃO DO TEMA:
Para não ficar uma coisa 'solta' é importante a escolha de um tema para trabalhar em cima dele. Pode ser um ou mais temas, como por exemplo: barroco e rock, anos 20 e folk, etc.
DEFINIÇÃO DE CORES, TECIDOS E AVIAMENTOS:
Após a escolha do tema é importante também definir as cores, os tecidos e os aviamentos que vão ser usados na coleção. É preciso decidir e pesquisar os tecidos com antecedência, para saber se vai achá-los ou não.
DEFINIÇÃO DE MODELAGEM:
Define-se também as formas/silhuetas das roupas, como se elas vão ser com a cintura marcada, se vão ser retas, se vão ser largas ou justas, se vão ser compridas ou curtas, etc.
CARTELAS:
Com a definição das cores, tecidos, aviamentos e modelagem, faz-se as cartelas desses itens.
Exemplos de Cartelas:
PAINEL DE INSPIRAÇÃO:
O Painel de Inspiração reúne tudo o que lembra do tema e que vai ser usado de inspiração para fazer a coleção. Além das cores e estampas.
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