HISTÓRIA DA MODA: BARROCO E ROCOCÓ

Interior de cozinha, o macaco e o gato- Tommaso Salini


O Barroco foi a época do exagero. Há uma volta ao teocentrismo, onde Deus é o centro de tudo. Ou seja nessa época a Igreja entra em ascensão. O Barroco também foi a época da Inquisição, qualquer pessoa que aparecesse com uma ideia diferente era considerada culpada de heresia. Um exemplo é Copérnico que prova que a Terra se move ao redor do Sol, e não o Sol ao redor da Terra.

As pinturas barrocas são caracterizadas por serem escuras, e com só um ponto de luz.

Na moda há o aumento do rufo (gola), do gibão (nosso paletó), do farthingale (armação lateral do vestido), e dos culottes (calças justas) que cresceram até abaixo dos joelhos, e aparece o cabeção, que é uma gola engomada de renda, ligeiramente inclinada para cima na parte de trás e na frente cai sobre os ombros. Há o uso de cores fortes como vermelho escarlat, vermelho cereja, azul, rosa e amarelo pálido. As mulheres ainda usam o corpete e anáguas por baixo da saia. Os cabelos são despenteados e adornados com fitas, rendas, e arames.

O homem Barroco seguia a moda dos três mosqueteiros: bigode pequeno, túnicas (influência oriental) e botas adornadas com renda.


Os três mosqueteiros do filme "O Homem da Máscara de Ferro"


Vestido Farthingale (super exagerado!)


Roupa do homem

O Rococó foi a época do exagero do exagero.

Os homens usam pó branco no cabelo, que era amarrado com fita preta, casacos e coletes bordados, camisas, calções, meias brancas e sapatos com salto.

A mulher usa anjos e flores nas roupas, corpete, manga até o cotovelo terminada em babados, o volume do vestido é obtido por cestinhas feitas de vime: os Paniers, e há uso de tecidos inspirados na natureza. Além das Pregas de Watteau, que ficavam atrás dos ombros e iam até o chão.


Roupa do Rococó





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROSTO OBLONGO

ROSTO HEXAGONAL DE BASE RETA

ROSTO HEXAGONAL DE LATERAL RETA

COMO DESCOBRIR O FORMATO DE ROSTO