ESTILISTAS: ELSA SCHIAPARELLI


Data de Nascimento:
10/09/1890
Data de Morte:
13/11/1973

Schiaparelli nasceu em 10 de setembro de 1890, no Palazzo Corsini de Roma, em um meio aristocrático e intelectual. Seu tio era Giovanni Schiaparelli (que descobriu os canais de Marte e com quem ela passou muito tempo estudando os céus).

Elsa estudou filosofia na Universidade de Roma e, nessa época, publicou um livro de poesias eróticas que chocou sua família muito conservadora. Por isso, Elsa foi enviada pela família para um convento, onde fez greve fome para protestar.

Após isso ela partiu para Londres, onde foi convidada para um baile em Paris. Elsa confeccionou um vestido para a ocasião enrolando-se em um tecido azul escuro comprado no local.

Vestido Lagosta


Vestido Esqueleto


Em Londres, conheceu e casou-se com um professor franco-suíço, o conde Guillaume de Wendt de Kerlor, com quem viveu anos na França e nos Estados Unidos. O casamento durou até 1919, quando seu marido a abandonou. Sob influência de Gabrielle e Francis Picabia, pai do dadaísmo, Elsa se mudou para Paris em 1922.

Mãe de uma menina, Maria Luisa Yvonne Radha de Wendt de Kerlor, mais conhecida como Gogo Schiaparelli, ela teve que trabalhar para suprir suas necessidades. Aprendeu desenho e entrou como estilista em uma casa de confecção.

Em 1927, " Schiap ", como seus amigos a chamavam, abriu sua empresa de confecção de roupas e mudou para uma sala na Rue de la Paix, em Paris. Em 1934, lançou uma linha de perfumes.

A partir de 1933, com a versão francesa de " Topaze ", Elsa criou o guarda-roupa de vários filmes. Vestiu principalmente Mae West em " Every Day's a Holiday " em 1937.

Em 1935, a maison Schiaparelli mudou para a Place Vendôme, também em Paris.

Elsa foi amiga de importantes personalidades da época, como Gaby Picabia, ex-mulher do artista francês dadaísta Francis Picabia, Marcel Duchamp e Man Ray.

Em 1937, Elsa Schiaparelli criou, em colaboração com o artista e poeta Jean Cocteau, um tailleur azul bordado com longos fios de ouro que se enrolavam em torno do punho.


Vestido Lágrima


Acessórios


A estilista também teve a companhia de Dali, com quem criou roupas surrealistas como o vestido lagosta, o vestido lágrima, o vestido esqueleto e o chapéu-sapato.

Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, pouco tempo após o início da ocupação alemã, Elsa Schiaparelli deixou a empresa e foi para os Estados-Unidos. Lá, se recusou a criar, apresentando somente uma série de conferências sobre a alta-costura francesa.


Sapato-Chapéu


Acessórios

Durante seu exílio fez algumas viagens a Paris, mas só retornou permanentemente à França após o término da guerra, onde voltou a desenvolver várias coleções.

Em seu ateliê, a estilista ensinou sua arte a jovens estudantes cujos nomes se tornaram célebres alguns anos mais tarde, como Hubert de Givenchy e Pierre Cardin.

Em 1952, Elsa desenhou as roupas de Zsa Zsa Gabor na produção cinematográfica de Moulin Rouge.

Encerrou suas atividades como estilista em 1954, mas continuou com sua loja. Nesse mesmo ano publicou sua autobiografia, Shocking, e terminou seus dias tranquilamente entre Paris e sua casa na Tunísia.


Surrealista


Surrealista


Casaco

Faleceu em 13 de novembro de 1973.

Em 2004, o museu da moda e do têxtil na França abriu suas portas para as criações da estilista e expôs 173 vestidos criados entre 1927 e 1954, além de acessórios, desenhos e fotos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROSTO OBLONGO

ROSTO HEXAGONAL DE BASE RETA

ROSTO HEXAGONAL DE LATERAL RETA

COMO DESCOBRIR O FORMATO DE ROSTO